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CARTA SÃO PAULO DO MOTOCICLISMO
Concomitante ao Salão das Duas Rodas no ano passado, foi realizado o 1 o . Fórum Brasileiro do Motociclismo , organizado pela Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo , reunindo motociclistas de 12 Estados brasileiros e 110 pessoas, para discutir várias questões ligadas ao motociclismo nacional, inclusive a proposta de um Código de Ética de Moto Clubes. Ao final dos debates foi aprovada a Carta São Paulo do Motociclismo Brasileiro na qual constam, alÉm de uma proposta de um Código de Ética dos Moto Clubes , dez reivindicações que deverão ser levadas a cabo pelas organizações representativas dos motociclistas nos Estados. Segundo o advogado Reinaldo de Carvalho Bueno, que preside a Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo, “a Carta São Paulo, representa um avanço impar na posição dos motociclistas perante a sociedade, as autoridades e os fabricantes. Nunca tantos motociclistas, de tantos lugares do Brasil, se reuniram para discutir os problemas do motociclismo e fazer reivindicações debatidas previamente por todos. Resta ainda, a assinatura dos presentes ao Fórum, para que a carta possa ser levada a registro e posteriormente encaminhada a todos os órgãos públicos, empresas públicas e privadas e demais destinatários e interessados. Por este motivo a demora na sua divulgação. ” Os itens aprovados foram os seguintes:
1- Proposta da AMO-RS: Criação da Associação dos Motociclistas do Brasil - AMO-BR, sendo que os associados seriam as AMOS de todos os Estados e Federações, com a finalidade de defesa dos interesses e direitos dos motociclistas no nível federal.
2- Proposta do Sr. Luiz Gustavo, integrante do Lobo do Serrado Moto Clube: Que seja feita uma solicitação a todos os fabricantes de motocicletas, providências no sentido de que todos os modelos de motos, independente de cilindrada, saiam da fábrica com “pisca alerta” e que este funcione, com a chave de contato na posição “garagem”, quando ela poderá ser retirada e levada pelo motociclista;
3- Proposta da ABRAM: Que se façam intensas campanhas pela não utilização do capacete conhecido como coquinho, que não tem aprovação do INMETRO; pela não utilização do cerol; pela utilização da antena corta pipa; e contra o alcoolismo na condução de motocicletas;
4- Proposta do Reinaldo – Lages SC: Que seja solicitado a todos os fabricantes de motocicletas, providências no sentido d e que todos os modelos de motos, independente da cilindrada, saiam da fábrica com o acendimento do farol automático, após se dada a ignição, em razão de ser proibido trafegar com qualquer motocicleta com os faróis apagados.
5- Proposta do Paulo Paca – Motociclista independente – SP: Que se façam campanhas contra a violência, dentro das campanhas de segurança;
6- Proposta do Marcelo – Sampa MC : Que seja solicitado ás Concessionárias de Rodovias, que as passagens de motocicletas pelas praças de pedágio sejam mais seguras, de forma que os motociclistas não seja submetidos a verdadeiros testes de habilidade para ultrapassa-los, que receba sinalização indicativa e precisa, antes das praças de pedágios.
7- Proposta do Marcelo – Sampa MC : Que seja pleiteado junto as autoridades competentes, a concessão de isenção do pagamento dos pedágios em todo Brasil, para motocicletas e triciclos.
8- Proposta da FMC – SP: Que seja solicitado a todas as fábricas de motocicletas, que seja incluído em todos os modelos saídos de fábrica, uma defesa, tipo “antena” ou equivalente, de preferência escamoteável, de forma a permitir que o motociclista possa se defender das linhas untadas com o produto denominado cerol;
9- Proposta da FMC – SP: Que seja solicitado á Secretaria Nacional de Segurança Pública, que se intensifiquem ou se realizem maior número de blitz nos desmanches e lojas de vendas de peças usadas de motocicletas, bem como se realizem fiscalizações intensas na vias públicas e rodovias, para inibir o roubo e furtos de motocicletas, com Representação para o MinistÉrio Público de cada Estado;
10- Proposta da FMC – SP: Que seja solicitado á Secretaria de Segurança Pública dos Estados, que seja exigido dos candidatos á habilitação para condução de motocicletas, maior experiência, transmitida atravÉs de melhores conceitos de segurança e de pilotagem e, ainda, maior rigor na concessão da habilitação;